Sobre

BIOGRAFIA

Meu nome é Marcelo Giovanelli, quero contar um pouco da minha história para você poder entender como comecei no seguimento gráfico. Tenho certeza que muitos irão se identificar com a minha trajetória.

Nasci no Rio de Janeiro em 1975, de uma família humilde onde meu pai era caminhoneiro e minha mãe costureira, somos cinco irmãos, tivemos uma infância difícil, meus pais ganhavam pouco mas nunca deixaram faltar o pão na mesa.

COMEÇANDO A EMPREENDER

Desde pequeno gostei de trabalhar. Cortava grama dos vizinhos, pintava muros, juntava ferro velho e papelão para ganhar alguns trocados, onde o destino do dinheiro era quase sempre na padaria comprando doces e refrigerante, coisas que eram raras lá em casa, pois nem sempre meus pais tinham dinheiro para comprar coisas gostosas no mercado.
Então cresci e aos 12 anos fui trabalhar na floricultura do meu tio (Luiz Giovanelli), onde me encantei pelo comércio. Eu via como meu tio vendia e administrava o negócio, ficava encantado só de pensar na possibilidade de administrar um negócio. Então cresci dentro desta realidade de comércio e esse desejo nunca saiu do meu coração.

MUDANÇA DE RUMO

Cresci e fui trabalhar em outras empresas, fazendo coisas totalmente desconexas com o que eu tinha como alvo, mas a necessidade de trabalhar para pagar as contas falava mais alto.
Fiz de tudo, trabalhei em fábrica de lajes pré moldadas, fui florista, motorista de caminhão e de ônibus, técnico de telefonia, entre outros.
Até que um dia eu estava desempregado, na época eu tinha uma motocicleta, e comecei a trabalhar como motoboy, foi aí que as coisas começaram a acontecer.

INICIAÇÃO GRÁFICA

Em 1995 um amigo de infância que tinha uma gráfica me colocou para fazer entregas e aí que tudo começou…
Comecei a ter contato com gráfica, logística e produção, então pouco tempo depois comecei a trabalhar como vendedor da gráfica.

Já como vendedor comecei a aprender os processos de produção, para se trabalhar como vendedor de algum produto o mínimo que se deve ter é conhecimento do produto que está vendendo.

Na gráfica isso é uma tarefa ainda mais difícil, pois são muitas variáveis, precisamos saber não apenas identificar o papel mas também entender qual foi o processo de produção utilizado em cada produto.

Isso faz todo a diferença e certamente separa os bons e maus profissionais.

Fui aprendendo e crescendo, foi aí que então tive uma oportunidade, meu patrão me chamou para ajudar ele na área comercial e algum tempo depois eu estava como gerente comercial.

Meu dia era totalmente dentro da gráfica, passando por todos os setores:

de criação, pré impressão, impressão, acabamento e logística. Comecei a ter meus olhos abertos para este mundo encantador que é o mundo das artes gráficas.

PEGO DE SURPRESA

Em 2009 fui surpreendido por um diagnóstico médico muito difícil, depois de sentir dores abdominais fiz vários exames e o resultado não foi dos melhores. Um diagnóstico de câncer no intestino fez o meu mundo desabar, eu tinha uma esposa e 4 filhos para cuidar, então com 34 anos sou surpreendido com uma notícia dessas, minha cabeça não conseguia pensar mais em nada, apenas na morte. então experimentei um pouco do que é essa tal de depressão.
Eu já não me alimentava direito e nem conseguia evacuar, sou alto tenho 1,82cm e meu peso normal é 98kg, com a enfermidade meu peso caiu para 85kg.
Minha esposa e meus filhos já não conseguiam mais esconder a tristeza que era demonstrada em cada olhar.

HISTÓRIA DE FÉ

Algo aconteceu comigo, eu preciso compartilhar isso com vocês.
A vida inteira falaram de Deus pra mim, eu sempre respondia que já tinha Deus no meu coração, mas na verdade eu queria fugir pois sempre considerei a religiosidade algo muito chato e inconveniente.
Então um certo dia recebi uma visita em minha casa, era um irmão meu, ele era Presbítero de uma igreja e já tinha falado de Jesus pra mim, e minha resposta era a mesma, que eu já tinha Deus no coração.
Então ele perguntou, você já entregou sua vida para Jesus? E eu respondi que não.
E ele disse: Jesus não quer apenas te curar, Ele quer te salvar e te dar uma vida nova. Ele pode fazer tudo novo na sua vida, inclusive te curar.
Quando ele me perguntou se eu queria entregar a minha vida para Jesus, eu vi que este mundo já não tinha mais nada para me oferecer, mas que Jesus poderia me dar a VIDA, então eu respondi que sim, que eu queria entregar minha vida para Jesus!

Ele orou comigo, meu coração se encheu de Fé e eu senti o toque de Deus na minha vida, uma certeza que dizia: não é o fim, é apenas o começo de uma vida nova!
Amigos ,fui curado naquela tarde, depois de 3 meses sem trabalhar e sem fazer nada, no dia seguinte comecei a evacuar normalmente, as dores se foram, entreguei minha vida para Cristo, fui batizado e tudo mudou. Isso já fazem 10 anos, faço exames periódicos, estou totalmente curado. Deus é maravilhoso!

O RETORNO

Então depois de um tempo afastado do trabalho, voltei, mas as coisas já não eram como antes, o salário estava muito baixo, então foi aí que decidi começar o projeto da minha própria gráfica.

O COMEÇO

Eu tinha na época (2010) uma impressora Epson T33 e um computador, fiz um site e assim começamos a empresa Print e Arte Impressos.

Comecei a prospectar novos clientes, fiz parceiras com algumas gráficas e logo estava conseguindo sustentar minha família com a empresa, trabalhando ainda na sala da minha casa, já tinha outras máquinas e guilhotina, o espaço já estava pequeno, já era hora de alcançar novos voos.

PRIMEIRA LOJA – FREGUESIA

Depois de muita procura achamos uma loja dentro de um Shopping no bairro da Freguesia, Jacarepaguá. Era uma loja muito pequena, mas estava dentro do valor que eu procurava, além de ser próximo a uma grande faculdade.
Uma loja com 25 m² mesmo com poucas máquinas, começamos sozinhos eu e minha esposa, logo estava contratando o primeiro funcionário, um arte finalista, depois uma atendente e o faturamento aumentava.

Ficamos 4 anos neste local, o faturamento era o suficiente para manter minha casa, comprar carro novo, motocicleta, sala comercial, viajar com a família, bom plano de saúde e colégio particular para as crianças.
Estava indo tudo muito bem, até que nosso contrato de locação terminou e decidimos sair daquela loja e procurar um lugar onde poderíamos expandir o negócio.

LOJA TAQUARA

Depois de muito procurar achamos a loja ideal. Uma loja bem localizada e bem ampla, foi ali que as coisas aconteceram.
Investimos em obras, em compra de equipamentos e contratação de funcionários. Então nosso volume de venda e visibilidade aumentou muito, compramos na ocasião uma plotter de alta resolução, Mimaki cjv30-160bs e nos destacamos da concorrência local, sendo um referencial de qualidade na nossa região.
Além disso sempre buscamos inovação e diversificação em nossos produtos, levando assim uma série de soluções para nossos clientes.

CANAL DO YOUTUBE

Foi na loja Taquara que começamos o canal do youtube, começamos no intuito de colocar vídeos para os nossos clientes, mas tudo mudou quando coloquei o vídeo ensinando a aplicar adesivo, muitos profissionais da área começaram a seguir o canal então vi a necessidade de dar prosseguimento ao canal com conteúdo rico em informações e detalhes que de fato fosse ajudar as pessoas que estão começando no seguimento ou estão migrando da comunicação visual ou gráfica ofsset para o seguimento de gráfica rápida.

Hoje o canal tem tomado uma proporção muito grande, isso demanda muito tempo, mas hoje encaro isso como uma missão, tenho recebido muitas mensagens de agradecimento de empresários de offset dizendo que o conteúdo tem sido muito importante para o processo de transição de um seguimento para o outro e também de pessoas que estão começando e tem sido para elas também de grande ajuda.

Hoje a empresa está indo muito bem, tenho novos projetos, quero me dedicar a formar empreendedores na área.

Meu objetivo agora é fazer a empresa funcionar sem eu estar presente, para que eu tenha tempo e me dedique a esta nova empreitada.

Hoje com 45 anos estou muito feliz, tenho 5 filhos lindos e uma esposa que amo, que está ao meu lado em todos os momentos.

Agradeço a Deus por tudo que fez na minha vida.

Deixe seu email e fique por dentro das novidades aqui da página

loading...